Deuses Olimpianos - Ares
Ares
Era filho de Zeus com Hera. Segundo Homero o deus da guerra selvagem teria nascido entre os bárbaros e os traços, dois povos de origem (segundo só gregos) selvagem, como um animão.
Visivelmente é o deus mais fácil de ser reconhecido depois de Zeus. Em suas exposições sempre aparecia com uma armadura de latão, uma lança grande e um elmo com uma plumagem. Acreditava-se que essa plumagem deveria ser vermelha. Semelhante a de algumas aves como o pica-pau.
Ares não lutava sozinho, junto dele encontramos dois deuses secundários. Deimos (que é representado pelo terror), Phobos (personificando o medo), Hysminai (a carnificina), Polemos (o espirito guerreiro) e a deusa Alala (o grito de guerra). Devido a essas companhias Ares vai ser intitulado como o deus da guerra selvagem, junto ao medo, a carnificina o desespero e por ai vai. (Também, quem eram, suas companhias? os pequenos pôneis, RS!)
O mito mais famoso
No conto cantado pelos bardos, Ares desejoso de possuir Afrodite em secreto chamou um jovem Alectrion a vigiar a porta do Templo de Hefesto, enquanto os dois se amavam. O Deus sol ao passar na porta do templo e ver um jovem (Aléctrion) dormindo e escutando alguns ruídos, resolveu espiar. E ao ver Ares e Afrodite amando-se secretamente, prontamente informou o incidente a Hefesto (esposo de Afrodite). Hefesto então sabendo da traição vai fazer uma rede especial, resistente como o diamante para pegar os amantes em flagrante. No momento apropriado, ao jogar a rede e encurralar Ares e Afrodite em um abraço apaixonado, ele os prendeu. Mas insatisfeito ainda Hefesto convidou os deuses Olimpianos a examinar o casal infeliz (Cara isso sim que é ser corno, kkkk, foi chifrado e ainda mostrou para os outros, kkkk). Por causa da modéstia, alguns duvidaram, mas outros testemunharam a vista. Alguns comentaram a beleza de Afrodite, os outros opinavam em trocar de lugar ansiosamente com Ares, mas todos zombaram dos dois. Após serem solto Ares resolve transformar o jovem Alectrion em um galo, para que nunca mais não esquecesse de avisar a chegada do sol.
Ares era o anti-herói grego. Não era muito cultuado pelos gregos mas era famoso. Era temido por suas guerras mas era criticado quando as perdia. Resumindo, era um deus forte, poderoso e famoso pela sua péssima fama.
Comentários
Postar um comentário