Deuses Olimpianos - Apolo 2 de 2
Continuação...
Filhos e amates de Apolo
Apolo era bissexual, se relacionava com homens e mulheres, mortais e imortais. Devido a esse envolvimento intenso de seus romances ele sempre se frustrou. Diferente de seu irmão Dionísio, ele era um derrotado amorosamente. Por isso grande parte de seus mitos vão ser voltados ao amor.
Apolo e Jacinto
O mais intenso e famoso amor de Apolo, Jacinto (um jovem príncipe espartano) fez o deus esquecer de suas obrigações e de si mesmo, como também do arco e da lira e também do oráculo de Delfos. Jacinto também era um dos amores do vento Zéfiro (ventos que vinham do oeste), que esquecido e enciumado de Apolo. Em um belo dia, brincando com o jovem com um disco, jogou-o no ar, Zéfiro desviou o lance de Apolo fazendo o disco atingir Jacinto matando-o de imediato. Cheio de tristeza e dor no coração, Apolo resolve impedir que o jovem fosse levado por Ades, e o transformou em uma flor que recebeu seu nome.
Dafne e Apolo
Seu primeiro mito (amor) foi Dafne uma ninfa, que acabou sendo vítima de uma discórdia entre Eros deus do amor) e Apolo. Apos duvidar do poder de Eros, o mesmo lançou uma flecha de chumbo contra o coração da ninfa, que a fez rejeitar o deus, e para piorar a situação lançou uma outra flecha, agora de ouro no coração de Apolo, provocou seus instintos mais apaixonantes. Devido a esse acontecimento Apolo começou a persegui-la. Dafne então suplicou para seu pai para que fosse transformada em um loureiro, que assim o fez. Apolo após ver a transformação de seu amor em um arbusto declarou então que o loureiro seria sua árvore sagrada e os vencedores dos Jogos recebiam uma coroa de folhas de tal arbusto.
Quione, Hemes e Apolo
Quione era uma das mais belas mulheres virgens gregas, e devido a isso dois deuses, Hermes e Apolo, resolveram disputar o seu amor. Com medo que Apolo ganhasse esse amor, Hermes então usou seu cajado, (um caduceu, o simbolo de um cajado com duas cobras e blá blá blá.) tocou seus lábios e a fez dormir e deitou com Quione. Com o desejo de também a possuir, Apolo, se transforma em uma pessoa idosa, entra quarto e a ama também. Desses dois relacionamentos desejados por Quione acaba nascendo Autólico e Filamon. devido a isso a humana questiona a bela de Ártemis, que a mata por blasfêmia.
Esse foi apenas alguns dos mitos amorosos de Apolo, se fossemos falar de Apolo com profundidade no mínimo teria que dividir a postagem em umas 5 ou 6 partes.
Comentários
Postar um comentário