Tipos de facas culinárias
A princípio, hoje, vou compartilhar alguns tipos de facas para culinária. Existem sete modelos de facas básicos, essenciais para ter na cozinha.
A Faca de Pão é a mais popular da lista, é difícil encontrar uma cozinha que não tenha um exemplar dela. Apesar da maioria ter a lâmina serrilhada, também é possível encontrar modelos com fios ondulados, pois os dois formatos permitem cortar superfícies e crostas firmes sem danificar a parte interna macia. Facas desses modelos são as mais indicadas para cortar massas assadas, pães, bolos e fazer croutons ( torradinhas em cubos).
A Faca do Chef, ilustrada na imagem acima. Por ser multiuso, ela trabalha bem com quase todos os tipos de alimentos e de corte, como picar hortaliças, remover talos de folhas e nervos de carnes e fatiar bifes. Além de filetar, descamar peixes e cortar as postas de salmão quando você não tiver uma faca específica para estas funções em mãos. Pode ser encontrada em tamanhos pequenos, médios e grandes.
Por isso essa faca é a mais comum na cozinha popular brasileira.
A Faca de Cozinha, também conhecida como faca de trabalho ou faca para fazer estrias é o segundo modelo indispensável. É pequena, praticamente uma versão menor da faca do chef, com cerca de cinco centímetros de lâmina. Pelo tamanho permite maior controle e é adequada especialmente para descascar frutas e legumes à mão, moer e picar em cubos.
A Faca de Tornear é o quarto ítem da lista. Como o nome já diz, ela é ideal para tornear alimentos que tenham a superfície curva, principalmente frutas e legumes. Seu tamanho pequeno também a torna de fácil controle e útil para remover sementes com precisão. Não é um tipo de faca comum, mais ideal para se ter na cozinha.
Este é um modelo similar ao usado pelos açougueiros. A Faca para Desossar possui um design diferente, pois é projetada para ser usada como uma adega. A lâmina, que é fina e rígida, vai alargando à medida que se aproxima do cabo. Ela é o utensílio certo para separar a carne dos ossos, aparar carne bovina e remover nervos, já que sua ponta fina penetra com facilidade pelos nervos e desliza pela extensão deles.
Esta faca também é indicada para trinchar e fazer cortes diferenciados em pernil e carne de cordeiro, aparar nervos e gorduras da carne suína.
A foto acima mostra uma Faca Flexível , também conhecida como faca de filetar peixes. Sua principal característica, como o nome diz, é ter uma lâmina muito fina flexível, com cerca de 20 centímetros de comprimento, que a torna capaz de se adaptar aos trabalhos como retirar a membrana tanto de peixe quanto de carnes vermelhas, remover espinhas e cortar filés de peixes. Também pode ser usada para preparar lulas e abrir conchas.
Conhecida como faca de presunto ou de rosbife, a Faca para Trinchar na imagem acima tem o fio liso, mas também pode ser encontrada com fio serrilhado ou com alvéolos. Ela sempre deve ser longa, pois geralmente ao usá-la são feitos movimentos de serra, para frente e para trás. Sua principal função é descrita em seu nome, trinchar com precisão a carne já preparada. Os modelos com 25 a 30 centímetros de comprimento são os mais indicados, já que a extensão da faca permite fazer fatias mais homogêneas.
Pessoal esse artigo não é meu, é do site http://bbel.uol.com.br/culinaria/post/os-tipos-de-faca-mais-usados-na-culinaria/page1.aspx
Não quero tirar os direitos autorais de ninguém.
Comentários
Postar um comentário