Teogonia - Segunda geração de Titãs

A segunda geração dos titãs são mais importantes que a primeira. Eles foram criado, pensados ou concebidos para algumas funções em específica como Atlas que tem como objetivo seguram o mundo nas costas. Essa geração de Titãs são mais hábeis, inteligentes e sagazes, porém só vão passar a existir após o conflito dos Titãs com os Olimpianos. Como Zeus, vencedor da Titanomaquia, precisava punir e subjugar os titãs, essas punições vão acabar caindo sobre essa segunda geração.
Os titãs de segunda geração são: Atlas, Epimeteu, Menoécio, Prometeu, Astreu, Palas, Perses


Atlas

É o titã da segunda geração mais famoso. Substituiu seu pai Japeto no pilar que sustentava o mundo. Na titanomaquia lutou junto de Cronos contra os olimpianos. Diz-se que Atlas era o pai de Electra, Celeno, Taigete, Maia, Mérope, Asterope e Dríope, as sete Plêiades que, cansadas de serem perseguidas pelo caçador Órion, pediram a Zeus que as transformasse em uma constelação. Nos textos de Hesíodo não encontram-se muitos detalhes sobre Atlas. Normalmente ele é ilustrado com quatro braços.


Epimeteu
O mito de Epimeteu esta relacionado ao de Prometeu, seu irmão, que é descrito na literatura clássica principalmente em Hesíodo e nas duas obras dele Teogonia e Os trabalhos e os Dias. Epimeteu foi o criador dos animais terrestres (usando sempre água e terra), conforme ia os criando, dava-lhes funções (... Epimeteu atribuiu a cada animal os dons variados de coragem, força, rapidez, sagacidade; asas a um, garras outro, uma carapaça protegendo um terceiro, e etc), porém quando chegou a vez do homem ele não tinha nenhuma qualidade. Resolveu então chamar seu irmão Prometeu (o supervisor da criação dos animais), que resolveu roubar o fogo dos deuses e dar aos homens. Foi esposo de Pandora ( essa mesma que você está pensando, a da caixa.) 


Menoécio
De todos os titãs da titanomaquia esse é o que é menos comentado a sua aparição e de figurante. Ele morre atingido por um raio lançado por Zeus na Titanomaquia. Em alguns textos aleatórios o descreve como um personagem muito violento. Era também um dos quatro filhos de Jápeto. Seu nome significa "aquele que é vanglorioso".


Prometeu
A sua origem é incerta, mais acredito que seja filha de Tétis e Jápeto. Podemos considerar Prometeu o primeiro defensor da humanidade. Suas características como titã era excepcional; inteligente, astuto e sagaz (olha que ele não era carioca em, rs). No mito relacionado a ele, Zeus, vai aplicar uma punição por ter dado o domínio do fogo aos homens. Sua sentença vai ser terrível. Zeus mandou Hefesto (deus olimpiano relacionado ao fogo) acorrentar Prometeu a uma rocha no alto do monte Cáucaso durante toda a eternidade enquanto alguns corvos comiam, durante todo o dia, o seu fígado, que crescia novamente no dia seguinte durante 30.000 anos.
Prometeu foi libertado do seu sofrimento por Herácles (Hércules na mitologia romana) que, havendo concluído os seus doze trabalhos resolveu tirar Prometeu do sofrimento e colocar o centauro Quíron, pois  era uma exigência para assegurar a sua libertação. O mito foi abordado por Hesíodo e Ésquilo como tentativa de representar a vontade humana por conhecimento, sua captura do fogo é a audácia humana pela busca de conhecimento.


Astreu

Esse titã vai ser relacionado aos planetas, estrelas e constelações. Astreus se uniu a deusa Eos para gerar alguns deuses secundários astrais e do vento. É relatado como um coadjuvante na titanomaquia.


Palas
Na mitologia a palavra palas e muito utilizado, por isso muitas das vezes confundida, as palas gregas são: Palas filho de Crio, Palas titã  filho de Urano e Gaia, Palas filho de Pândion rei de Atenas, Palas pai dos cinquenta palântidas, Palas filho de Evandro, rei do Lácio, Palas filha de Tritão, Palas filho de Licaonte, tutora de Atena e Palas epíteto utilizado pela deusa grega Atena. Palas o Titã vai nascer quando o sangue de Urano cai sobre a terra quando Cronos separa o céu da terra. Na titanomaquia Palas lutou com a Atenas e foi derrotado transformando-o no escudo égide o escudo de Zeus.


Perses

Na mitologia grega encontramos três Perses. Uma filha de Perseu com Andrômeda, Perses filho de Helio e Perses Titã. A titã que estamos falando vai ser fila de Crio e na titanomaquia (guerra contra os olimpianos) Ele se destacava pela sua sabedoria por isso vai acabar sendo cultuado por tal.  Era casado com sua prima Astéria. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formulas para ranking de poker

Personagens D&D - Ferais

Teogonia - Deuses Primordiais