Deuses Olimpianos - Apolo 1 de 2

Apolo

Era filho de Zeus e Leto, irmão gêmeo de Artemis. possuía muitos atributos e funções, e possivelmente depois de Zeus foi o deus mais influente e venerado de todos os da Antiguidade clássica. Existem muitos mitos relacionado ao seu nome. Homero em Ilíada vai ser o escritor que mais vai relatar os seu mitos.
Na Ilíada Apolo se coloca contra os gregos, e luta pelos troianos. (Se ligue nas próximas postagens depois da teogonia).
Conforme Apolo foi se popularizando na Grécia. após a queda de troia,  seu mito foi sendo difundido por toda a Grécia Antiga. Muitos mitos começaram a ser associados a seu nome. Devido a esses mitos "benignos" seu caráter boças e primitivo vai passar a dar espaço para um deus mais inteligente culto e poderoso. A civilização grega vai passar a atribuir os seguintes dons: curar, proteger, harmonizar, alem de ser um deus justo (e não justiceiro como no início de sua trajetória). Apolo sempre vai ser relacionado ao sol e sua luz. Apolo também era o patrono mais famoso do Oráculo de Delfos e líder das Musas. Após Zeus, era o deus mais temido e poderoso.
Na época de Platão a visão de que Apolo era o oposto de Dionísio, seu irmão e deus dos excessos, do vinho, da embriaguez, da orgia e por ai vai...
Em alguns mitos Apolo vai acabar sendo relacionado a mitos com amor masculino, isso vai acabar refletindo na sociedade homossexual da Grécia.
Com o passar dos anos. com a incorporação do cristianismo, Apolo vai ser comparado e muita das vezes associado a Cristo como a reencarnação da palavra verbo em João 1:1. e por ai vai. (cara é muita loucura, associar um deus pagão a uma religião monoteísta).

Continua...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens D&D - Ferais

Formulas para ranking de poker

Classificação das mãos de Poker