Teogonia - Deuses Primordiais

A mitologia grega nos fascina por diversos motivos, alguns deles são:
1 - As histórias são intrigantes. 
2 - A cultura grega é nosso legado cultural.
3 - Os deuses não são soberanos  e erram tanto quanto os humanos.
4 - As criaturas mitológicas são magníficas e misteriosas.
5 - As narrativas isoladas de cada história tem um fundo de lição moral.

Em fim são tantos motivos para gostarmos de estudar a mitologia grega que ficamos confusos e não conseguimos entender muita coisa. Para tentar resolver isso tentei criar um manual prático da mitologia sobre sua origem. Muita das vezes nos confundimos sem saber "quem é filho de quem", "quem traiu quem", Porquê fulano fez isso", em fim hoje vou começar falando sobre a origem dos deuses,(Um resumo da teogonia) lembrando sempre que esses relatos são um manual prático e não profundo de sua origem.
No princípio era o Caos, o caos era único e só. (deus primordial, que "coisa"; é essa?) Vamos lá então, os deuses primordiais eram os antecessores dos titãs(Cronos e cia) que eram antecessores dos olimpianos(Zeus e cia).
Os deuses primordiais da mitologia grega, também chamados de deuses Protógenos, "nascido primeiro", eram as divindades que nasceram em primeiro lugar, que surgiram no momento da criação, e cujas formas constituem a estrutura básica do universo. O primeiro deles surgiu do nada foi Cháos (Caos) e os outros surgiram dele.

Do Caos (Divindade sem gênero do nada, da qual todo o resto foi criado) surgiu Éter ( deus dos céus) Érebo (deus das trevas), Gaia (Deusa da terra, mãe natureza, e mãe dos titãs) Hemera (deusa da luz) Nyx (Deusa da noite) Tartarus (deus do inferno) Chonos (deus do tempo) e Urano (deus dos deuses primordiais controlava o mundo caótico e baniu os ciclopes do caos) e Tálassa (deusa do mar).

Você deve esta se perguntando - "Caraca maluco que confusão é essa! Me tira algumas dúvidas."
1- Como eram os deuses primordiais?
Eles eram representados através dos elementos naturais e personificação como vento, calor, luz, e tudo aquilo que o grego não sabia explicar, por isso a palavra primordial.
2 - Como Érebo era deus das trevas e Tartarus deus do inferno?
Simples, nunca esqueça que treva e infernos são duas coisas diferentes mais que se completam. No inferno tem trevas mais nas trevas não tem inferno. Entendeu? Qual que dúvida pergunte.
3 - Porque os ciclopes foram banidos do mundo por Urano?
Isso eu pretendia falar quando fosse comentar sobre os monstros gregos, mais só uma palhinha, os ciclopes eram os únicos que não agradavam a urano, diferente dos outros primordiais.
Vamos voltar para o que interessa?! São no total de dez deuses primordiais. 


Caos
A origem de todo mundo

A primeira divindade a surgir no universo, portanto o mais velho dos deuses. A natureza divina de Caos é de difícil entendimento, devido às mudanças que a ideia de "caos" sofreu com o passar da épocas. Caos representa um mundo caótico e confuso, por isso a sua origem ser tão incerta.


Gaia
A mãe terra, geradora da vida

Gaia, a mãe de todos os Deuses, simbolizava a Terra e representa a natureza de maneira geral. Ela foi a Segunda Divindade Primordial a surgir, logo após o aparecimento de Caos. Teria uma natureza forte, por fazer surgir Urano, Pontos e as montanhas. Dela que vai surgi os Titãs que vão subjugar o mundo após os deuses primordiais.



Tártaro

Deus do submundo antes de Hades

Assim como Gaia que era a personificação da Terra e Urano a personificação do Céu, Tártaro era a personificação do Inferno. Nele estavam nas cavernas e grutas mais profundas e os cantos mais terríveis do mundo. Lá os Titãs foram aprisionados por Zeus , Ades e Poseidon após a Titanomaquia. O tártaro é um lugar mais terrível que o inferno.


Urano 
Deus que representava o céu

Era um deus grego que personificava o céu. Foi gerado espontaneamente por Gaia (a Terra) e coabitando (furunfando, rs) com sua mãe geraram a maioria dos titãs, mas não teve nenhum culto dirigido diretamente a tal, que sobreviveu até a época clássica, esse deus não aparece entre os temas comuns da cerâmica grega antiga.


Érebo
Representava a escuridão

Érebo ou Erebus era a personificação da escuridão; precisamente o criador das Trevas. Tinha seus domínios demarcados por seus mantos escuros e sem vida, predominando sobre as regiões do espaço conhecidas como “Vácuo” logo acima dos mantos noturnos de sua irmã Nix. Podemos dizer que ele era a noite eterna do mundo dos mortos.


Nyx
Dama da noite

A deusa grega Nix era a personificação da noite. Era filha do Caos, o que a torna uma das primeiras criaturas a emergir do vazio. Isso significa que Nix era irmã de algumas das mais antigas divindades da mitologia grega, incluindo Erébo (a Escuridão), Gaia (a mãe Terra), Tártaro (Trevas abismais). Dessas forças primordiais sobreveio o resto dos deuses gregas. Nyx era considerada a deusa primordial mais bela por isso foi responsável por dar origem aos filhos divinos.


Hemera
Irmã de Nyx representava o dia

Filha de Nyx com Érebo  – era personificação do dia, a deusa é representada pelo fato de poder ter sido a primeira deusa a representar o sol. Teve um romance com seu irmão Éter e com ele teve uma filha, Tálassa. Unida a este, também gerou seres não antropomorfizados (que?! Que não tem forma humana): Tristeza, Cólera, Mentira, etc.


Éter
Representava o céu superior

Personificando o conceito de "céu superior", diferente de "céu sem limites", caracterizado por Urano). Era o ar elevado, puro e brilhante, respirado pelos deuses, contrapondo-se ao ar obscuro, que os mortais respiravam, sendo deus desconhecido da matéria, em consequência as moléculas de ar que formam o ar e seus derivados. Era filho de Érebo e Xyx


Pontos
Primeiro governante do reino marítimo

Representado pelas águas que cobriam a terra, pontos era o deus primordial personificando as águas inquietas e bravas. Depois dele veio Oceanos e posteriormente o deus olimpiano Poseidon. Como Urano, Ponto nasceu por partenogénese ( não precisava de outro deus para gerar filhos) de Gaia, a Terra. Hesíodo não relata muito sobre pontos.


Tálassa
Deusa das águas doces

Foi uma deusa primordial do mar, era filha de Éter e Hemera. Ela era a personificação feminina do mar, em especial o  Mediterrâneo. Ela originou o Gigante Egeon, a personificação do mar Egeu, originou também Telquines todos os peixes e seres do mar. Quando Urano a fecundou, ela teve Dione, a deusa das ninfas marítimas. Outra versão coloca Dione como uma das oceânides e essa mesma versão coloca Tálassa como mãe de Afrodite com Urano. Podemos entende-la, respeitando as devidas proporções como Iemanjá

Em fim essa é a origem dos primeiros deuses gregos. Ou do Caos primordial. Outra coisa não se esqueça que as informações teogônicas sobre os deuses primordiais são muito vago.Até mesmo Hesíodo não se aprofunda nessa explicação.


Retirado de Teogonia, Hesíodo

Comentários

  1. Seu texto me ajudou bastante!
    Estou montando uma aula sobre mitologias e lendas sobre a criação do mundo e fiquei bem satisfeita com as pesquisas que estou fazendo. Obrigada! ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá, muito bom esses textos! Fiquei muito interessado nesse conteúdo e queria saber se vocês me permitem criar um jogo apartir desses textos e principalmente das gravuras? Obrigado pela ateção..

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela partilha e pelas ilustrações

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Personagens D&D - Ferais

Formulas para ranking de poker

Classificação das mãos de Poker